quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dicas para aprender a tocar violino


Muita gente se interessa pelo violino devido à beleza de seu som e por seus belíssimos acordes, que de fato encantam por serem tão suaves e clássicas. Mas o problema é que nem sempre as pessoas sabem exatamente quando, onde e como se iniciar no processo. Por isso, esse artigo vem apresentar algumas dicas a serem consideradas quando a pessoa decide aprender a tocar violino.

1. Escolha um bom violino:


Não é necessário comprar um violino profissional, mas não se condene a comprar um instrumento de péssima qualidade porque seu aprendizado vai ficar prejudicado. É possível encontrar violinos bons por valores não muito altos, de forma que seu estudo seja feito através de um instrumento que apresentará um som agradável de ouvir.

2. Estude com profissionais:


Não perca seu tempo tentando aprender com amadores porque eles também estão em fase de aprendizado e não possuem capacidade de ensinar as técnicas fundamentais porque não às conhecem também. Ou, mesmo que conheçam algumas, de certo não possuirão a didática necessária para ensinar. Há diversos violinistas profissionais que atuam como instrutores, cobram valores justos e formam excelentes profissionais.

3. Tenha disciplina para estudar e praticar em casa:


O esquema deve ser sempre o mesmo de qualquer estudo formal: consolidar em casa o que se aprendeu nas aulas e praticar bastante é o segredo. Tocar violino é uma arte que só se desenvolve à custa de muito estudo e prática.

4. Utilize sempre um metrônomo:


O metrônomo é um aparelho que é utilizado para medir o tempo do andamento musical. Seu uso é importante para que você aprenda a respeitar o ritmo da música e o seu tempo. Dedique um pouco do seu tempo a conhecê-lo bem, porque seu uso será sempre importante.

5. Dê especial atenção às partituras:


Um bom profissional deve ser capaz de ler qualquer partitura e isso exige esforço e dedicação. Esteja atento quanto a isso e jamais se descuide dos detalhes. Quando for fazer uma apresentação, a primeira coisa que irão lhe apresentar será uma partitura. Os grandes maestros só trabalham com elas. Por isso, nunca se contente em aprender acordes sem se preocupar com as partituras.


Jamais se iluda com a ideia de que aprender a tocar violino é fácil. Esteja certo de que não é. Mas com dedicação e empenho é possível aprender e se tornar um excelente profissional. Acredite no seu potencial e invista em você!

Um comentário: